Ter o primeiro filho é uma experiência incomparável de amor e crescimento que pode vir acompanhada de muitos medos e incertezas.
É normal se preocupar, afinal, nos tornamos responsáveis pela vida de um ser inocente e indefeso que é também uma das pessoas mais importantes de nossas vidas.
Para fazer da experiência do primeiro filho mais tranquila e realizadora, confira 5 conselhos para os pais e mães de primeira viagem.
1. Cuidem de si mesmos
É natural que os pais precisem dedicar muito tempo ao cuidado dos bebês, mas não deixe de cuidar de si mesmo, afinal, os papais e mamães precisam estar saudáveis e estáveis para cuidar dos filhos. Portanto, não se descuide: alimente-se bem e de forma saudável, e busque integrar exercícios à rotina: coloquem o bebê no carrinho e dê uma volta por uma praça ou parque, por exemplo
2. Atenção, papais: façam parte da rotina do bebê
É um absurdo que o papel dos papais na formação e desenvolvimento das crianças ainda possa ser considerado secundário ou menos importante que o das mamães. Está mais do que comprovado que a participação deles é fundamental para o desenvolvimento pleno dos bebês, por isso, é essencial que os pais estejam presentes durante o crescimento dos filhos e participem de todas as tarefas: trocar fraldas, brincar, alimentar, banhar, cuidar e amar. Afinal, os filhos são uma construção familiar, e não a responsabilidade de apenas um dos pais.
3. Não compare o seu bebê aos outros
Seu bebê é um indivíduo e tem seu próprio tempo e ritmo de desenvolvimento, então não caia na tentação de compará-lo a outras crianças. Lembre-se que pais e familiares às vezes descrevem o progresso de suas crias com lentes de aumento, e que os limites são bem variáveis para a aquisição de capacidades como sentar, falar ou andar, marcos do desenvolvimento dos bebês. Não acredite que seu filho é menos esperto que o dos outros porque ainda não fala palavras completas ou ainda não consegue sentar sem apoio, mesmo que os filhos dos vizinhos já o façam. Se tiver alguma dúvida ou preocupação sobre o progresso do seu bebê, converse com o pediatra.
4. Ouça os conselhos de outros pais e mães
A experiência de outros pais e mães pode ser de grande ajuda para os pais e mães de primeira viagem. Apesar de toda a preparação teórica que se aprende com livros e revistas, os conselhos de pais mais experientes também podem ser valiosos na hora de solucionar dúvidas do cotidiano do bebê.
5. Não duvide da própria intuição
As dúvidas e os medos em relação ao primeiro filho podem ser aterrorizantes, no entanto, não aceite ou siga os conselhos de outros pais às cegas. Pode parecer insensato acreditar no que você acha melhor para o seu bebê, já que você não tem experiência como pai ou mãe, mas confie nos seus instintos. Lembre-se também que o bebê é seu melhor professor quando o assunto é paternidade e maternidade: quanto mais você conviver com ele, maior será sua capacidade de identificar suas necessidades. Para outras dúvidas que você não conseguir resolver sozinho, eleja uma fonte confiável, como o pediatra.
Localização
SAC (62) 2020-5656
(62) 2020-5656
contato@multimarcasindustria.com.br
Rod. Terezópolis a Nerópolis, KM 2 Terezópolis de Goiás - GO - 75175-000